Nossa (primeira) experiência foi fantástica! Voltamos pra casa encantados com tantos lugares lindos que conhecemos e tantas curiosidades que agora podemos relatar.
Esta viagem também foi nossa primeira vez na Europa, então tudo foi novo pra nós.
Neste post vou relatar um pouco dessa viagem. Vem comigo??
Alugando um motorhome
Depois que compramos a passagem aérea, partimos para o planejamento dessa parte da viagem: o tempo no motorhome. Definimos que ficaríamos dez dias e partimos para a procura do melhor modelo/preço para 5 pessoas (quatro adultos e uma criança).
Minha primeira pesquisa foi um pouco frustrante, porque viajamos no inverno europeu: época que poucas pessoas viajam de motorhome. Várias empresas não alugam nesse período e vários pedidos foram negados. Encontrei um site que é tipo um "AirBnb" de motorhomes: o dono (particular) anuncia no site qual o modelo tem pra alugar e você faz a busca dentro da plataforma, até encontrar aquele que se adeque à sua necessidade.
Campanda |
O site é campanda.com e, depois de 6 pedidos negados, encontramos um que seria perfeito pra nós e estava disponível para as datas que precisávamos: 6 lugares, a diesel, ano 2018 (ou seja, novinho), com retirada próximo de onde estaríamos hospedados, na Alemanha.
O senhor que nos alugou o motorhome foi extremamente gentil. Marcou conosco via Whatsapp o lugar de entrega (que seria devolução também) e, no horário marcado, lá estávamos. Nosso inglês não é bom e também não falamos alemão; o inglês dele também não era bom e ele não falava português. Na nossa falha comunicação, ele passou uma hora nos explicando o funcionamento dos sistemas, dando ênfase no que era essencial (água, gás, esgoto). Utilizamos bastante o Google Tradutor e a boa e velha mímica.
Ele foi tão gentil que nem nos cobrou o valou da caução anunciado no site e ainda nos forneceu tapetes, pá e utensílios de cozinha gratuitamente (era cobrado à parte). E ainda, antes de viajarmos, nos deu pretzels. Fomos abençoados com uma pessoa boa no nosso caminho!
Fomos direto ao mercado abastecer a geladeira e despensa. A ideia não era fazer o rancho do mês; mas precisávamos pensar em comida para vários dias. Ao longo dos dias conhecmos vários supermercados, mas meu preferido é o Lidl, que tem bons preços e alguns produtos exclusivos.
Roteiro
O próximo passo é ter um roteiro mais ou menos organizado.
Tínhamos uma ideia de algumas cidades onde gostaríamos de passar, mas de forma bem flexível, porque motorhome é isso: LIBERDADE.
Nosso roteiro previa o Castelo de Neuschwanstein (no Sul da Alemanha), Innsbruck (Áustria), Dolomitas (Itália), Veneza (Itália), Suíça e, se desse tempo, Alsácia Francesa. Como não é permitido entrar de motorhome em Veneza, seguimos até Verona.
Este foi mais ou menos nossa rota de viagem.
Cidades que passamos:
Local de Partida: Dachau (Alemanha)
Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
Nessereith (Região do Tyrol - Áustria)
Innsbruck (Áustria)
Tires (Dolomitas - Itália)
Lavis (Itália)
Verona (Itália)
Veneza (para onde fomos de trem)
Lago di Garda (Itália)
Bérgamo (Itália)
Como (Itália)
Lucerna (Suíça)
Interlaken (Suíça)
Grindelwald (Suíça)
Lauterbrunnen (Suíça)
Berna (Suíça)
Eguisheim (França)
Colmar (França)
Estrasburgo (França)
Sttutgart (Alemanha)
Dachau (Alemanha, para devolução do motorhome)
Uma das grandes vantagens de viajar de motorhome é que você não precisa ter um roteiro rígido, com horários fixos: você faz seu horário e estaciona onde bem entender. Se cansou de viajar, estaciona, janta e dorme ali mesmo. EU AMEI ESSA LIBERDADE!
A possibilidade de acordar em lugares inóspitos e LINDÍSSIMOS é algo que só uma viagem de motorhome proporciona.
Passamos 10 noites no motorhome, destas:
1 noite no estacionamento de um hotel, na Alemanha, que encontramos pelo aplicativo mais usado na viagem: PARK4NIGHT (falo sobre ele depois).
1 noite na Áustria, em um local encontrado por acaso. Lindíssimo, cheio de neve. Foi a noite mais fria, que chegou a marcar -6ºC.
A noite seguinte também foi encontrada sem querer e foi um dos lugares mais lindos que conhecemos: Dolomitas Italianas. Estacionamos na frente de um hotel 5 estrelas, no meio do nada. Se não estivemos de motorhome, certamente não teríamos conhecido esse lugar, muito menos dormido ali.
Em seguida fomos pra Verona, que foi o único lugar que pagamos para acampar. Precisávamos ter segurança em deixar o motorhome o dia todo, então pagamos 10 euros a noite, com todos os serviços inclusos (água, luz e esgoto).
O próximo destino foi Como, na divisa entre Itália e Suíça. Uma cidade lindíssima, onde mais uma vez encontramos um estacionamento gratuito na frente do Lago di Como, ao lado de um palácio histórico, símbolo da cidade.
Entramos na Suíça e ficamos sem internet. Nosso roming não funcionou muito bem e acabamos não podendo explorar o Google Maps, como estávamos fazendo. Descobri que havia um estacionamento gratuito, com acesso à água (sempre uma preocupação) próximo de onde estávamos. O que não sabíamos é que esse lugar ficava a uns 800 metros, no alto de uma montanha. No Park4Night dizia que era na base de um teleférico, só não achei que fosse no topo da montanha. Enfim, subimos, o motorhome se comportou direitinho, e chegamos em um lugar FANTÁSTICO chamado Monte Pilatus, uma das montanhas símbolo da Suíça. Mais um daqueles lugares que você SÓ VAI DE MOTORHOME.
Em seguida dormimos em Berna, também Suíça, em um estacionamento gratuito das 19h as 7h da manhã, a 10 minutos a pé do centro da cidade.
Antes das 19h pagamos o parking normal e de manhã saímos antes das 7h.
A próxima noite foi em Estrasburgo (França), uma das cidades que MAIS AMEI CONHECER. Que cidade mais linda e charmosa! Dormimos em um local privilegiado: na frente do Palácio do Museu da Univerdade de Estrasburgo. Encontramos esse local pela indicação da Cláudia Pegoraro, do Blog Felipe, o Pequeno Viajante
Dormimos gratuitamente. E no dia seguinte, por ser domingo, o estacionamento também era gratuito.
Nossa última noite foi "em trânsito", voltando pra Dachau para devolver o motorhome. Mais uma vez encontramos um estacionamento gratuito pelo Park4Night, em Stuttgart. Particularmente não gostei da cidade, por isso escolhemos dormir em um lugar afastado do centro, na frente de um parque. Era um bairro residencial, que pareceu sombrio a noite... mas de manhã... foi um espetáculo.
-3ºC, com nevoeiro. Parecia que estávamos dentro de um filme.
E depois disso seguimos para a devolução do motorhome e ida pro aeroporto, sentindo muita saudade de tudo que vivemos.
Estrutura
O motorhome que alugamos era para 6 pessoas sentadas, com cinto de segurança. Tem cozinha, uma mesa que vira cama e duas camas de casal com colchão (muito bom, por sinal). Em uma das camas (acima do motorista) dormiu um casal e na parte dos fundos dormimos meu marido, eu e nossa filha (a cama era um pouco menor, mas era mais baixo e mais fácil para que minha filha dormisse durante os trajetos). Foi super tranquilo era dormir nos trajetos, porque a cama tinha uma contenção e ainda recheávamos a cama com os casacos, porque na parte interna era bem quente.
Alugamos um motorhome que já vinha com banheiro; existe sem banheiro ou chuveiro, mas imagino que não seja muito vantajoso, visto que o roteiro fica restrito a lugares com acesso a toalete. Por "carregarmos" nossas camas, banheiro e cozinha, tivemos a liberdade de ir para qualquer lugar, desde que tivéssemos água para usá-los. O banheiro era pequeno, principalmente o chuveiro, que precisou haver contorcionismo pra tomar banho, mas cumpriu perfeitamente seu papel: banho para todos, todos os dias. Não paguei chuveiro em nenhum lugar, todos os banhos no motorhome.
A cozinha tinha pia, fogão, armários, geladeira e a mesa, para 4 adultos sentados. O dono do carro nos forneceu os utensílios de cozinha, plásticos, que foram essenciais para os dez dias. Como jantamos todos os dias na nossa casinha móvel, tínhamos panelas e pratos para cozinhar. Motorhomes são super adaptados para viagens; até os móveis são funcionais para o que precisamos carregar: armários de cozinha, lugar para lixeira, gavetas espaçosas.
Utilizamos os armários para nossas roupas e deixamos as malas no porão, suuuuper espaçoso. Parecia uma sala, de tão grande. Deixamos as malas lá embaixo, os calçados e roupas que não estávamos usando, bem como as cadeiras dobráveis que vieram junto, mas não tiveram oportunidade de serem utilizadas.
O lugar do motorista e caroneiro é muito espaçoso. Os homens viajaram na frente, no comando da viagem. Duas vezes sentei na frente e fiquei impressionada com o espaço e conforto. O painel de controle é muito eficiente e tem um espaço pra colocar o celular (bem importante na hora de utilizar o Google Maps).
Na parte de trás nos revezámos ao sentar de costas; se você é sensível, dá pra "enjoar" nessa posição.
Aquele fiozinho pendurado é o carregador de celular, na tomada USB, utilizado todos os dias, praticamente o tempo todo. |
A cadeirinha de criança ou assento de elevação é obrigatório em todos os carros na Europa. Compramos um assento na Alemanha, bem baratinho, e utilizamos todo o tempo. Bem como o cinto de segurança. Aliás, é bem complicado viajar sem cinto porque o carro balança. Todos os armários também vem com travas para que as portas não abram com o trepidar do carro.
Gastos
Viajar de motorhome pela Europa não é barato, porque nosso câmbio brasileiro torna tudo muito caro. Apesar do câmbio desfavorável, foi uma viagem MUITO econômica, visto que você tem hospedagem, transporte e alimentação, tudo no mesmo lugar.
Por estarmos entre 5 pessoas, foi realmente MUITO vantajoso.
Aluguel do motorhome: 1090 euros, por 10 dias.
Diesel: 347 euros por quase 2000 Km.
Pedágios: 30 euros
Tickets de transporte (exigido na Áustria e na Suíça): 49 euros
Estacionamentos e Campings: em torno de 60 euros
Total de: 1576 euros (315 euros por pessoa)
Um total de 32 euros por dia por pessoa; lembrando que isto inclui transporte e hospedagem.
Só pra comparar: uma noite em um bom hostel custa em torno de 30 euros por pessoa, por noite. Isso sem contar o transporte para chegar no lugar.
OU SEJA, é muito vantajoso viajar de motorhome. A liberdade que ele nos dá é INCRÍVEL. Pudemos conhecer lugares que nunca chegaremos se não fosse dessa forma.
EU AMEEEI a experiência.
Alimentação
Fizemos todas as refeições dentro do motorhome.
Fazíamos rancho no supermercado e tomávamos café e jantar no motorhome, porque normalmente no horário do almoço estávamos passeando.
No café da manhã comemos sanduíche, pão com geléia, iogurte com granola e café.
O lanche do dia eram queijos picados, bolachinhas (as européias são MARAVILHOSAS), bolos.
O jantar foi bem variado: massas, ravióli, carreteiro e cachorro quente. Na Europa existem molhos prontos deliciosos que você mistura com a massa e fica SUPIMPA!!
Sempre acompanhado dos excelentes vinhos e cervejas.
Não saímos pra jantar em nenhum dia, porque nosso perfil de viagem é ser o MAIS ECONÔMICO POSSÍVEL. Nesse sentido, ter a própria cozinha foi muito vantajoso, porque poupamos demais em alimentação. Comprar em supermercados e preparar a própria comida, garante qualidade e bom preço. Pra nós, a alimentação foi uma dificuldade ZERO!
E claro, como bons gaúchos, chimarrão sempre presente!!
Coisas a observar em uma viagem de motorhome
Carteira de Habilitação: não é necessário ter carteira para "ônibus", mesmo que o veículo seja grande. Apenas nossa carteira de habilitação B brasileira é suficiente. O que PRECISA ter é uma Permissão Internacional para Dirigir, documento que você consegue no próprio CFC de sua cidade.
Cuidar se o tanque de combustível tem gasolina suficiente até o próximo destino, isso é básico. Na Europa não tem frentista nos postos de combustível: é você mesmo que abastece. Cada país tem seu próprio sistema de abastecimento, normalmente com cartão de crédito. Nos impressionou o quanto as pessoas são honestas: o pessoal abastece e paga depois, bem certinho.
O tanque de água fresca deve estar sempre cheio. Quer dizer, cheio é difícil, mas tem que cuidar o volume de água. Esta água é usada para vaso sanitário, banho e para lavar louça. Água para beber deve ser comprada no supermercado (ou abastecer as garrafas em fonte de água potável distribuídas pelas cidades, algo bem comum na Europa).
Essa questão dá água é bem complicada, porque no Brasil todos os postos de gasolina tem uma torneira onde se pode pegar água: na Europa não. Devido ao grande número de motorhomes que circulam, principalmente no verão, qualquer torneira vira "ponto turístico", porque todo mundo precisa de água. É muito importante ter aplicativos no celular que te digam onde encontrar água, lugar para despachar o esgoto e onde pernoitar. Existem vários lugares que tem abastecimento de água gratuita. Muitas vezes é necessário desviar um pouco da rota para encontrá-los, mas vale a pena. Na Áustria pagamos 5 euros para encher o tanque (em um hotel) porque não estávamos encontrando lugar para abastecimento gratuito. Depois "pegamos o jeito" e sempre procurávamos locais que tinham fácil acesso à água.
Fonte de água para abastecimento do motorhome na Alemanha. |
Aplicativos de celular: nós usamos o Park4Night, que foi MARAVILHOSO.
Ele te dá as opções de parking, camping, fontes de água, trilhas, etc.
O único problema é que ele depende de internet. Na Suíça nossa internet não funcionou e tivemos problemas. Depois descobri que existe outro, o "iOverlander" que funciona offline (mas só soube disso depois que já tinha devolvido o motorhome). Existem vários apps que fazem essa busca; escolhi aquele que considerei mais fácil de usar, o Park4Night.
Super importante também ter Google Tradutor no celular. A função "câmera" é excelente para traduzir placas.
E Google Maps, que foi o aplicativo mais usado pra fazer rotas, calcular distâncias, procurar pontos turísticos, bem como postos de gasolina e supermercados.
Descarga de água e esgoto
O motorhome que alugamos tem uma caixinha de esgoto, embaixo do vaso. Se coloca um produto dentro dele, após cada limpeza. Este produto dissolve as fezes e impede que o odor se espalhe no banheiro. Dá pra ver quando ele tá enchendo; então é hora de limpá-lo. A Europa é muito adaptada para motorhomes e tem lugares específicos para fazer essa limpeza; o aplicativo mostra esses lugares.
A água suja também deve ser eliminada através de um cano de descarga. Tem lugares específicos pra isso também, normalmente nos campings.
Na Áustria, quando a água da descarga congelou com o frio de -6ºC |
Achei super interessante que na França tem postos de abastecimento de motorhomes. O país é tão adaptado pra esse tipo de transporte, que eles fizeram lugares que você pode parar e fazer a geral no carro: água, esgoto, água suja e energia.
França |
Gás: utilizado para aquecimento interno do veículo e para o fogão.
Nosso motorhome veio com dois botijões de gás cheios. Um deles durou até o final do 4º dia; os homens da expedição fizeram a troca pelo outro, que durou até entregarmos.
Como o gás é utlizado para o aquecimento do motorhome, principalmente a noite, nosso medo era que acabasse e "congelássemos" de frio. Graças a Deus, durou direitinho pelos 10 dias.
Durante o dia o aquecimento funciona com o carro ligado, à noite com gás. Tivemos noites muito geladas, mas só usamos uma cobertinha. Bem diferente que no Brasil, onde, no inverno, uma cobertinha não ajuda em nada. Os sistemas de calefação europeus são realmente muito eficientes... em todos os lugares... e no motorhome isso se comprovou.
Dicas, caso esteja se preparando para uma viagem como essa
Leve panos de prato, tapetinho para banheiro e pano de chão. Essas coisas são bem caras na Europa e vale o espaço na mala. Se tiver lugar sobrando na mala também leve sabonete, detergente, esponja e toalhas.
Sobre toalhas de banho, compramos as nossas na Decathlon, aquelas especiais super absorventes. Não levamos toalhas de casa porque realmente não tínhamos espaço. Levei uns paninhos, estilo fraldas de bebê, os quais utilizamos pra secar a louça, como toalha de rosto e para limpar a "casa". Foram essenciais e não pesaram nada na mala.
Leve um tubinho de álcool gel para passar nas mãos e lembre de desinfetar o motorhome quando entrar. Nós esquecemos disso e tivemos um pequeno contratempo com um dos integrantes da EuroTrip (pode não ter sido por isso, mas pode ter sido). eça, enjoo, curativos e essas coisinhas bem práticas.
As garrafas de água na Europa são retornáveis e podem ser devolvidas no supermercado, recebendo dinheiro na volta. Vale a pena guardar no carro e devolver no final. A dica de ouro é que existem fontes de água potável em diversos lugares, onde é possível encher essas garrafas. Ricos euros poupados!!!
Os supermercados não fornecem sacolinhas plásticas; leve sacolinhas ou sacos retornáveis. Ou carregue suas compras na mão hehehehehe
Os supermercados não fornecem sacolinhas plásticas; leve sacolinhas ou sacos retornáveis. Ou carregue suas compras na mão hehehehehe
Quando estacionar o carro em algum lugar, é importante marcar a localização fixa no Whatsapp (ou outro app). Esse simples ato nos poupou muuuitos minutos de procura.
Se prepare!! Leia!! Estude!! Analise os lugares, as possibilidades. Estude as regras de trânsito e descubra o que as placas querem dizer. Toda preparação é útil e tornará a viagem mais tranquila e sem neuras.
Nossa Experiência
Nós simplesmente AMAMOS tudo isso!!É um desafio viver em um pequeno espaço de 6 metros por 2,5. Ainda mais com uma criança bem ativa. Mas como a gente usava todo o tempo de sol para passear, estar dentro do motorhome a noite não foi um problema.
Poder estar em lugares inóspitos é uma das maiores vantagens, como aconteceu conosco nas dolomitas italianas (foto abaixo) e no Monte Pilatus, na Suíça.
A liberdade de percorrer o espaço que você quiser, no TEMPO que quiser, é outra vantagem. Em certos dias conhecemos 4 cidades durante o período de sol (das 8h às 16h). De forma superficial, sim, mas posso dizer que ESTIVE LÁ. Aquela velha frase "é melhor estar em um lugar uma só vez do que ouvir falar mil vezes sobre ele" é uma premissa interessante para viajantes autônomos.
E por último, mas não menos importante, ter bons companheiros de viagem torna tudo beeem mais interessante!!! Nossos companheiros foram o Fábio e a Leti, do Lisboa na Mala . É muito bom ter com quem dividir tudo que vivemos.
Antes de viajar tive ajuda de uma amiga muito querida que acalmou os meus medos. Se ficou alguma dúvida, pode perguntar. Espero poder ajudar!!
Grande abraço,
Eu e a Sofia lemos juntas, curtimos muito!!!!
ResponderExcluir