A cidade é pequena, tem em torno de 30.000 habitantes. Embora a cidade fique bastante cheia no verão, se você reservar com antecedência, consegue um bom lugar para ficar.
Minha experiência
Na primeira vez que estivemos em Ituzaingó, em dezembro de 2012, acampamos no Camping El Mirador. Foi uma experiência maravilhosa. Acordar com o canto dos pássaros, ter liberdade de ir e vir à praia a hora que quiser, caminhar na areia de manhã, tomar tererê à noite, fazer sua própria comida e curtir a natureza. Esse tipo de situação só acontece na área do camping, porque lá tem uma praia particular, com acesso direto aos acampantes. Acampar não tem luxo nenhum. Você tem que levar barraca, colchão, travesseiro, roupas de cama, toalhas, lonas, extensões de luz, lâmpadas, mesa, cadeiras, comida e tudo o que envolve o acampamento. O camping oferece banheiros, chuveiros e espaço para lavar roupas e louças. Mas se você quer conforto e luxo, esse não é o lugar pra você.
Eles também tem áreas de churrasqueiras para picnic, ou seja, pra quem não vai acampar e quer passar o dia lá. Foi o que fizemos em janeiro de 2014.
Percebi que o tarifário deles aumentou bastante em relação ao ano passado. Imagino que isso tenha acontecido por causa da desvalorização da moeda argentina e também pelo grande número de pessoas que visitam Ituzaingó.
Rio visto da área de picnic do Camping El Mirador. |
Na segunda vez que estivemos em Ituzaingó, em janeiro de 2014, ficamos em uma pousada bem confortável: com ar condicionado, café da manhã, limpeza do quarto todos os dias, piscina, restaurante, deck com vista para o rio, etc. Tudo ótimo! Exceto por não ter praia própria. O meu objetivo em ir pra Ituzaingó é praia, embora grande parte das pessoas que vão pra lá é pra pescar. Quase todas as pousadas tem trapiche e acesso para barcos. Esse foi o único ponto ruim da Pousada de la Luna. Pra poder curtir a praia, tínhamos que nos deslocar. A localização da pousada também não é da melhores. É meio longe do centro. Não me entendam mal: eu ameeii a pousada, é um luxo! Em qualquer outro lugar do Brasil, com a vista que a pousada proporciona e com tudo que oferecem, pagaríamos 3 vezes mais. Só que se o seu objetivo é praia, tem que se deslocar.
Corredor que dá acesso aos quartos. |
Café da manhã |
Do deck, a vista para o rio |
Deck com mesas |
Outros locais para ficar
Conforme já citei antes, a Posada de la Luna é maravilhosa!
Cabanas Che Recove Poty: esse lugar fica no centro, em frente a praça principal da cidade, em cima da Sorveteria Grido, com vista para o rio e acesso à praia. Era nessa pousada que eu gostaria de ter ficado, mas quando entrei em contato (um pouco mais que um mês antes da viagem), não tinha mais lugar para a data que eu queria. Imagino que seja um local muito requisitado, por causa da ótima localização.
Posada del Sol: também fica no centro, pertinho da praça e da praia.
Cabanas Araguá-cuá: aluguel de cabanas (casa completa), bem amplo, mais ao sul do rio.
Cabanas Shangri-lá: aluguel de cabanas. Bem no meio do mato. Passei por esse local, mas não entrei pra conhecer. A localização não é das melhores. Também não tem acesso direto à praia. Tem que se deslocar.
Cabanas Tio Lucas: aluguel de cabanas. Também passei por esse local, mas não entrei pra conhecer. A localização não é das melhores. Também não tem acesso direto à praia. Tem que se deslocar.
Cabanas El Balcón: não conheci. Mas fica mais ao sul do rio.
Hotel Del Lago: Longe do rio, mas um bom lugar pra quem busca conforto e descanso.
Hotel Manantiales: Bem no centro, ao lado da praça principal, com vista para o rio. Um dos hotéis mais importantes de Ituzaingó.
Nuevo Hotel Geminis: Longe da praia, parece ser um hotel mais simples.
Cezeta Hotel: Longe da praia, parece ser um hotel mais simples.
Complejo Turistico Los Troncos: longe da praia e do centro, mas parece ser muito bom.
Praias
As praias de Ituzaingó são diferentes das praias brasileiras em vários sentidos: é água doce, porque estamos falando das águas do Rio Paraná. Por isso não tem aquela grudância da água salgada, não tem repuxo, nem ondas. É perfeito pra crianças. A água é extremamente limpa. Dá pra ver os cardumes de peixinhos passando pela gente. No último dia vimos um cardume de dourados circulando entre as pessoas.
A água é tão limpa, que com água até o pescoço, é possível ver os pés.
Nesta viagem, pude conhecer uma grande variedade de praias em Ituzaingó.
A praia do Camping El Mirador é muuito boa! Grande em extensão; bastante espaço de areia, embora ninguém fique na areia, e, sim, no rio. Areia limpa e fofa. O fato de ser grande em extensão e ser exatamente ao lado de uma praia particular (com casas de veraneio), é possível caminhar na areia por bastante tempo. A água é limpa e geralmente não tem muita gente (exceto sábados e domingos, quando lota). O pôr-do-sol lá é liindo! Aliás, em qualquer lugar de Ituzaingó o pôr-do-sol é fantástico!
Na praia do centro, que fica descendo as escadarias da costaneira da praça principal, a areia não é tão limpa, por causa da grande circulação de pessoas nesse lugar. Tem bastante gente, mas é bem acessível a qualquer pessoa, por ser a praia mais central. Fica perto da Sorveteria do Grido, onde é possível buscar um sorvete e comer na praia. O pôr-do-sol nesse lugar foi o mais lindo dos três vimos.
Playa Soró: a mais lotada de todas e também a mais badalada. Fica junto ao Camping Municipal e tem um grande bar na entrada dessa praia. Lá sempre tem música alta e muita gente jovem. Nós nem ficamos nessa praia, porque realmente tinha muita gente. Passamos por ela, caminhando, e logo em seguida, junto a Soró, tem a Playa La Marcelina. Também tem bastante gente, também um grande bar, mas caminhando mais um pouquinho encontramos um lugar gostoso, sem muita gente, com água limpa e transparente e areia fofa.
Pena que só no último dia descobrimos como é boa essa técnica de colocar os guarda-sóis e cadeiras dentro da água. A água refresca muuitoo!
Fomos a essa praia de manhã e à tarde voltamos. Descobrimos um caminho que chega direto a Playa La Marcelina, sem precisar caminhar tanto entre as pessoas. Seguindo as placas e dirigindo por uma estradinha de terra, chegamos a um estacionamento privado, para o qual pagamos $ 30. O bom é que deixamos o carro na sombra.
Descendo em direção à Playa La Marcelina |
A temperatura de 37º C foi propícia pra entrar no rio e não sair mais. As cadeiras dentro da água foram a melhor coisa que fizemos nesses dias. E como a água não é salgada, não tem perigo de corroer as cadeiras, nem tem ondas pra derrubá-las. Perfeito!
Como já falei anteriormente: no verão, aos sábados e domingos, essas areias lotam de gente. Então, o melhor é chegar cedo pra pegar lugar, ou caminhar um pouquinho mais até encontrar um espacinho na água.
Comparativo da praia pela manhã e pela tarde. De manhã eu já tinha achado a praia cheia... a tarde, então, lotou mesmo. |
Mas devido a minha propaganda, já conheci pessoas que foram e acharam que exagerei. Meu marido e eu temos uma filosofia de aproveitar ao mááximo cada lugar que conhecemos. Jamais ficar comparando com outros lugares, ou reclamando que não é tão bom quanto aquele outro. Aproveitamos ao máximo onde estamos, curtindo cada momento, cada pôr-do-sol, cada banho no rio. Se você for com essa perspectiva, acreditando que essas serão as melhores férias da sua vida, vai amar Ituzaingó tanto quanto eu.
Já avisei: é uma cidade simples, é preciso se deslocar pra chegar à praia, tem que levar bebidas pra areia porque não tem vendedores ambulantes de água e picolé (como nas praias brasileiras) e às vezes é preciso caminhar um pouco na areia quente pra achar um bom lugar pra ficar. Mas achando esse lugarzinho, você vai adoraaar!! assim como eu!
Pescadores dizem que esse é o melhor lugar para pegar dourados. Não sei. Nunca fui pra pescar. Sempre fui pra descansar. Mas conheço MUITA gente que pesca naquela região e todos são muito positivos quanto a isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário